OÁSIS

Rabiscos, frases soltas, pensamentos, ideias, aqui encontrarão tudo. Que este local seja um óasis para todos os que passarem por aqui

Nome:
Localização: Lisboa, Lisboa, Portugal

Sou acima de tudo uma pessoa tolerante

2005-09-28

LIVROS



Adoro ler...não é sempre, nem por obrigação...é SIMPLESMENTE QUANDO ME APETECE!
Este gostinho pessoal foi-me incutido pela minha maninha desde pequenina!
Ao longo da minha vida existiram inúmeros livros que me marcaram ... tudo começou com os célebres "Livros da Anita", adorava as imagens e a leitura simples! (são sem dúvida os melhores desenhos que me lembre e felizmente mantêm-se até aos nossos dias)!
A primira leitura daquelas que fazemos aos bocadinhos antes de dormir foi "Rosa Minha Irmã Rosa" de Alice Vieira. Além de adorar os livros da senhora quando acabei este senti-me uma verdadeira mulher, capaz de ler sozinha e perceber um livro tão grande e com uma história tão bonita...bela recordação!
Já maiorzinha e quando dominava bem a leitura, lá me aventurei na famosa colecção "Os Cinco"! Consumia livro atrás de livro vivendo intensamente cada aventura...simplesmente memorável!
Na adolescência li dois livros muito importantes para perceber o que a Droga pode fazer às pessoas...foi esta a forma que a minha mana arranjou para me pôr ao corrente deste flagelo, e fê-lo realmente da melhor forma..."Os Filhos da Droga" e "O Mundo da Droga" foram sem dúvida dois livros de referência.
Hoje com sou eu que faço as minhas escolhas tenho um autor com o qual me identifico: Paulo Coelho de seu nome...gosto da forma como escreve, das histórias que nos conta, da próximidade das lições de vida com a nossa realidade...é sem dúvida um espanto!
O livro que gostei mais de ler até hoje, curiosamente não é deste autor e nem me lembro de quem os escreveu, mas marcou-me muito pois é um caso verídico sobre racismo e modos de vida completamente opostos ao mundo ocidental...indescritível se puderem leiam, chama-se "O Silêncio das Lágrimas"!
Mas ler também nos trás desilusões e existem livros que são um verdadeiro atentado, quase nunca li nenhum na sua totalidade pois quando não me interessa ... simplesmente deixo de o ler e ponto final..."O Mundo de Sofia" é apenas um daqueles que simplesmente já tentei ler 3 vezes e não consigo...acabei por arrumá-lo em definitivo.
E vocês o que gostam de ler?...têm livros especiais?...cá fico à espera dos vossos comentários...
kikas

19 Comments:

oasis Blogger Clara said...

Gosto de ler e pronto. Nem que seja um folheto. Leio sempre que tenho tempo, se bem que com isto dos blogs leio mais que nunca em formato digital, em vez do tradicional.
Livros, desculpem-me mas no ecran não me cansa tanto os olhitos.

10:58 da manhã  
oasis Blogger Vilma said...

Desde que me lembro como pessoa que leio..ainda antes de saber ler! É a minha paixão. Na livraria do meu pai, devorava tudo...depois com o tempo tornei-me selectiva. Mas ler, ler e ler...é algo que farei até morrer..! ;))

11:07 da manhã  
oasis Blogger Xuinha Foguetão said...

Bem...
Estou estupefacta!
Pelas coincidências...

Ainda n acabei de ler o teu post todo e tive de vir aqui a este ladinho.

Os livros da Anita sempre me acompanharam qd era miúda.
Os cinco e as aventuras, eu devorava! Li quase todos da colecção.
"Rosa Minha Irmã Rosa" foi um dos primeiros livros q li.
Na minha dolescência li "Os Filhos da Droga". Li-o num dia. Marcou-me muito.
Neste momento estou a ler o meu primeiro livro de Paulo Coelho, Zahir.
Gosto de ler Isabel Allende e o livro dela que mais gostei foi "A Casa dos Espíritos".
Tb gosto de Nicholas Spark e de todos os livros que li dele, "As palvaras que nunca te direi" foi o mais especial.
Aconselho Joanne Harris. Tenho lido alguns livros e tenho gostado muito!

Acho que fica por aqui mais uns bons minutos a falar das minhas leituras... Hi! Hi! Hi! Não posso tenho de ir trabalhar.

Beijocas grandes e boas leituras.

11:08 da manhã  
oasis Blogger Xuinha Foguetão said...

Agora que já acabei de ler...

Tb já tentei ler o "Mundo de Sofia" duas vezes... e não consegui! Desisti!

Quem sabe noutra altura...

Beijocas

11:10 da manhã  
oasis Blogger Carla Santos Alves said...

Olá querida

Eu também amo ler!

E também li os livroa da "Anita" e da "Condessa de Ségur"...e "Os cinco"...já foi há alguns anos...

Já li todos os do Paulo Coelho...que adoro!...

Li o Código de Da Vinci...polémico mas lindo...acho que faz todo o sentido!!!!

Bjs

Carla

11:22 da manhã  
oasis Blogger guga2004 said...

Olá,

só hoje descobri o teu blog, mas vi logo este post k me chamou atenção porque sdoro ler. E quando digo adoro, é coisa para ler 1 livro por dia (quando não tinha o meu filho, claro). Também li e fui contagiada por todos os livros que mencionaste. Sugiro-te que leias outros do Paulo Coelho que são todos excelente, Joanne Harris, Dan Brown, Miguel Esteves Cardoso and so on, and so on.

bjs Sandra

12:23 da tarde  
oasis Blogger Mamuska said...

Bem eu gosto de ler, mas sou um pouco como tu...quando me apetece! :)
Claro que em pequena tb li os livros da anita, os cinco...
Também gosto muito do paulo coelho, mas confesso que ultimamente não tenho lido muito e bem falta me faz
Beijoss

12:41 da tarde  
oasis Blogger Ana Luísa said...

Que engraçado, também adoro ler e também li, em 'pequena', os livros da "Anita", da "Condessa de Ségur", "Os cinco" e tantos outros.
Os do Paulo Coelho, houve uma altura em que adorava e comprava os livros todos mas agora confesso que já não tenho muita "paciência"... Estava desejosa que os "Onze Minutos" acabassem e achei a escrita com muito pouca qualidade...
Ultimamente, ando numa de Joanne Harris e Dan Brown (leio e compro todos) e adorei o "Equador" do Miguel Sousa Tavares... E tantos mais... Basta ter uma "sogrinha" que trabalha numa editora ;)
Bjkas

12:50 da tarde  
oasis Blogger requiescatinpacem said...

Ok!! e eu sou como a Victoria Beckham, nunca li um livro na vida!!!.. só leio a Bola o Record e o Jogo!!

Apesar disso, concordo que o Equador é um excelente livro, Odeio Paulo Coelho e Isabel Allende, abomino o Nicolas qulquer coisa. e sejamos honestos o Dan Brown termina os livros a pensar que somos ignorantes, mas enfim!!

Queres realmente um livro para devorares numa noite??.. o autor é Arturo Peres Reverte e o livro " A Rainha do Sul"...

2:43 da tarde  
oasis Blogger Rui said...

"A Casa do Sono", de Johnatan Coe. Recomendo.

4:01 da tarde  
oasis Blogger akombi said...

tb gosto muito de ler, e tb notei algumas semelhanças entre nós, no que respeita á leitura.
Neste momento, apesar de estar em casa não tenho tempo para ler, tenho sempre duas piolhinhas atrás que não me deixam concentrar, mas como o marido tb adora ler normalmente ele lê e depois conta-me a história, não é a mesma coisa mas ajuda.
O último que ele leu, e ao contar-me peraçeu-me ser muito interessante foi "Querida corsária" do konsalik, tb achei interesante a "A mansão de Thurston" da autora Daniele steel.

Custumo ir de 15 em 15 dias á biblioteca com as meninas escolher livros e cassetes de desenhos animados para elas, assim têm a noção de como são importantes os livros, á noite conto-lhes uma história elas adoram.

jinhos

4:22 da tarde  
oasis Blogger Marta said...

adoro ler. tb me lembro dos livros da anita, das aventuras de sofia (que só fazia disparates), do clube das chaves, triangulo jota,"rosa, minhairmã rosa", "o mundo em q vivi"...etc...
mais tarde, por volta dos 14 anos lia cada vez mais..."a lua de joana", "o diário de anne frank"...entre outros...até hoje ler dá-me imenso prazer e desde q aprendi a ler até aos dias de hoje adoro ler poesia. os livros mais marcantes p mim foram "o principezinho" e a poesia de florbela espanca, pablo neruda, fernando pessoa e heterónimos, eugénio de andrade...entre tantos outros. bjs**

5:11 da tarde  
oasis Blogger Zica Cabral said...

neste momonto (quer dizer de ha uns anos atras) apaixonei-me pela Isabel Allende e tenho comprado quase todos ops livros que tem sido publicados. Faltam-me 2 ou 3. O Ultimo, o Zorro, o comeco da lenda, comprei-o no aeroporto de lisboa no dia 15 deste mes, quando vinha para aqui (Inglaterra) e em 2 dias ja o tinha "papado" depois fico tristissima porque ja o acabei. Como aqui no ha livros em Portugues e a minha biblioteca de 3000 livros esta em POrtugal, cada vez que vou la trago sempre um ou dois.Desta veza trouxe 4, 2 antigos e dois que ocmprei no aeroporto. O Zorro, como ja disse e um do Umberto Eco que estou neste momento a ler.

Nao comecei com os livros da Anita porque ainda nao havia no meu tempo mas com o Julio Verne , os Cinco, e Eca de Queiros. Aos 10 anos ja tinha uma vasta obra literaria lida embora nao a tivesse percebido la muito bem. Voltei a ler tudo outra vez com 15/16 porque a biblioteca de casa dos meus pais era super vasta
beijinhos

8:47 da tarde  
oasis Blogger Sara MM said...

Eu comecei com o PETZI!
E depois, de novo só a partir dos 18 anos, graças ao Perfume! Nem acho que seja assim tão agradável, mas prendeu-me! Desde esse foram de seguida!
De resto... Garcia Marques, Isabel Allende e JOanne Harris, PAPOOSTODOS!!

Qd nao se gosta o melhor deve ser msmo abandonar! há tantos à espera e que vamos gostar!

BJS

9:16 da tarde  
oasis Blogger Sonhador Acordado said...

Também "devorei" os livros dos Cinco. Na altura não queria outra coisa. E sim, também passei os olhos pelos livros da Anita.
Mas não posso esquecer a BD, sobretudo Astérix, Tintin e também Spirou.
Depois, tenho que falar do Eça de Queirós, acho que foi o autor português que mais li.
Mais recentemente, também li e gostei muito de alguns do Paulo Coelho: O Alquimista, Nas Margens do Rio Piedra, O Manual do Guerreiro da Luz e o Zahir. Outros folheei e achei que não ia gostar, pelo que não li. Também gostei bastante da Joanne Harris (Vinho Mágico)

2:17 da tarde  
oasis Blogger Margarida Atheling said...

Ai a Anita e os Cinco...
Que saudades! :)
Também gosto muito de ler. Antes lia imenso! No último ano tenho lido menos, mas gosto muito!

Beijinhos!

3:39 da tarde  
oasis Blogger Night said...

Tambem gosto muito de ler, mas infelizmente devido a minha rotina, o tempo que disponho e o cansaço acomulado não me permitem ler como gostaria

5:03 da tarde  
oasis Blogger Ana Abreu said...

Também gosto de ler, mas digamos que é um habito que adquiri um pouco mais tarde (não li os livros da Anita, li alguns dos Cinco) , ha relativamente pouco tempo que tenho me interessado mto pela leitura e tenho "devorado" livros.De Paulo Coelho só consegui acabar de ler "O Monte Cinco", tentei ler "Brida", "Valquirias" e "Diário de um Mago" mas não consegui acabar. Li ha pouco tempo "Equador" de Miguel Sousa Tavares e simplesmente adorei, "A Filha do Capitão" de José Rodrigues dos Santos é também um excelente livro. Estou a pensar ler agora "Codigo Da Vinci", o que acham?

Bjos

5:19 da tarde  
oasis Blogger Eliana Lima said...

passeando aqui no blogs lendo as opiniões das pessoas, gOSTEI.
O ASSUNTO DE LIVROS ME INTERESSA BASTANTE HAJA VISTO QUE AMO LER.
JÁ LI MUITOS LIVROS, O QUE ME MARCOU PROFUNDAMENTE FOI O FUTURO DA HUMANIDADE DE AUGUSTO CURY É MARAVILHOSO, E A PROPÓSITO JÁ LI 2 VEZES O MUNDO DE SOFIA, DE JOSTEIN,GAARDER.MAIS ULTIMAMENTE SÓ TENHO TEMPO PRA LER LIVROS REFERENTES AO DA MINHA PROFISSÃO, TODOS DE PROCESSO.
UM GRANDE BEIJO..FELIZ 2008!!
PAZ PROFUNDA..
ELIANA LIMA

3:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home