PREGOS E TÁBUAS
Era uma vez um rapazinho que tinha um temperamento muito explosivo.
Um dia recebeu um saco cheio de pregos e uma tábua de madeira. O pai disse-lhe que martelasse um prego na tábua cada vez que perdesse a paciência com alguém.
No primeiro dia o rapaz pregou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes, enquanto ele ia aprendendo a controlar a sua raiva, o número de pregos martelados foi diminuindo gradualmente.
Ele descobriu que dava menos trabalho controlar a sua raiva do que ter de ir todos os dias pregar vários pregos na tábua. Finalmente chegou o dia em que ele não perdeu a paciência em hora nenhuma.
Ele falou com o pai sobre o seu sucesso e sobre como se sentia melhor em não explodir com os outros e o pai sugeriu que ele retirasse todos os pregos da tábua e a trouxesse até ele.
O rapaz trouxe então a tábua, já sem os pregos, e entregou-a ao pai. Ele disse "estás de parabéns, meu filho, mas olha para os buracos que os pregos deixaram na tábua!
Ela nunca mais será como antes!". Quando falas enquanto estás com raiva, as tuas palavras deixam marcas como estas.
Podes enfiar uma faca em alguém e depois retirá-la mas, não importa quantas vezes peças desculpas, a cicatriz ainda continuará lá.
Uma agressão verbal é tão violenta como uma agressão física.
Amigos são como jóias raras.
Eles fazem-te sorrir e encorajam-te a alcançar, compartilham os teus momentos de alegria e, têm sempre os seus corações abertos para ti.
Desculpem se já deixei alguma marca na vossa tábua...
Kikas
12 Comments:
Já há uns tempos que tinha recebido esta mensagem por e-mail e, de facto, é mto verdadeira... Às vezes não pensamos no que dizemos e acabamos por magoar quem menos queremos...
Bjs
E eu nem sempre controlo o que digo!
Acho que, sem querer, já tenho deixado buracos na tábua. Mesmo sem intenção!
Beijinhos!
não conheçia este texto e realmente dá que pensar.
jinhos
Esta fábula é linda, já conhecia... uma vez passei horas... dias... a ler estas fábulas por essa net fora, todas com a sua mensagem que muito nos faz pensar, algumas delas fizeram-me mudar, fizeram me ver as coisas de outra maneira... esta realmente é muito verdadeira, preferia que algumas vezes me dessem um estalo do que me dizerem algo... que para sempre ficará marcado no meu coração... a vida é bela demais para a desperdiçar-mos com coisas bobas... insultos... amuos.
beijocas*
...verdade!E ás vezes nem nos damos conta!
Beijinhos
Carla
O que escreveste é mesmo verdade. É pena que maior parte das vezes as pessoas não consigam controlar a sua raiva.
Beijinhosss
Já conhecia esta "história", mas é sempre bom relembra-la...
"Uma agressão verbal é tão violenta como uma agressão física.
Amigos são como jóias raras."
è verdade que as palavras magoam, mto mas por vezes a função dos amigos tb passa por perdoar... e vice-versa
:))))
beijos
Sónia
Sem dúvida... palavras deixam marcas que podem durar uma vida! Temos que saber medilas antes de as lançarmos...podemos nos arrepender pra sempre!
é um texto bastante original e cheio de verdade. tb ja preguei os meus pregos...mas novas tábuas virão p tds, de preferência intactas.
beijos***
Olá,
Também já tinha recebido esta fábula por email.
Hoje acabei por pregar pregos na tábua, não pode controlar os buracos que deixaram na minha tábua.
Beijinhos,
Ana e tesourinho
...por acaso já conhecia esta história...e podes estar descansada que não deixaste nenhuma marca na minha tábua...e tenho a certeza que não vais deixar:)...
Tem uma boa semana.
beijos.
Enviar um comentário
<< Home